23:10
Saúde Coronavírus - Saúde

Sinal vermelho: rede pública do Rio tem 15% de seus 639 leitos de UTI para Covid-19 fechados

A realidade de uma provável segunda onda da doença na cidade vem se impondo aos poucos: desde o o dia 31 de maio, não se tinha registro de filas, situação que começou a mudar na última terça-feira. (24)

26/11/2020 08h32
Por: Dircélio Timotéro Fonte: Extra Notícias
Sinal vermelho: rede pública do Rio tem 15% de seus 639 leitos de UTI para Covid-19 fechados

A fila não anda, a conta não fecha e o drama de cada dia aumenta. Enquanto a cidade do Rio de Janeiro vê a procura por leitos de UTI Covid aumentar, com a volta da disputa por vagas, a rede SUS na capital tinha nesta quarta-feira 15% de seus 639 leitos de terapia intensiva exclusivos para a doença (que inclui unidades municipais, estaduais e federais) fechados. O termo técnico usado para definir a condição é: leito “impedido”. Os principais gargalos estão na esfera da União, no Hospital Clementino Fraga, que é administrado pela UFRJ, e no Hospital Geral de Bonsucesso, que pegou fogo no mês passado. O primeiro tem 48 leitos fechados, o segundo, 30.

Até esta quarta-feira à noite, a taxa de ocupação de UTI Covid na rede pública do Rio era de 90%, e 84 pessoas aguardavam por uma transferência. Havia, no entanto, 56 vagas disponíveis. Ou seja: uma fila de 28 pacientes. Em todo o Estado do Rio, 115 pessoas esperavam por um leito. A realidade de uma provável segunda onda da doença na cidade vem se impondo aos poucos: desde o o dia 31 de maio, não se tinha registro de filas, situação que começou a mudar na última terça-feira.

A cruel espera não é o único indicativo. Nesta quarta-feira, a média móvel chegou ao nono dia de alta, com uma subida de 36% no número de casos (3.162) e de 132% no de mortes (115), com tendência de aumento na taxa de contágio da doença. Ao todo, já são 343.995 infectados e 22.256 mortes em todo o território fluminense desde o início da pandemia, em março. A análise dos dados foi feita a partir do levantamento do consórcio de veículos de imprensa.

Mesmo diante desse quadro, o prefeito Marcelo Crivella descartou a possibilidade de lockdown e assegurou que a rede municipal tem capacidade para absorver pacientes da capital e dos municípios da Baixada Fluminense. Segundo ele, o governo estadual ajudará no custeio de profissionais e medicamentos para que leitos existentes entrem em funcionamento. A previsão é habilitar 415 vagas, sendo 123 de UTI, mas ainda não há data prevista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Várzea Paulista - SP
Atualizado às 21h57 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 31°

27° Sensação
11.1 km/h Vento
69.2% Umidade do ar
83% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.