11:17
Cidades BOA NOTÍCIA

CPTM unifica operação das linhas 7 rubi e 10 turquesa a partir de terça feira (4)

Será possível realizar o trajeto entre Jundiaí e Rio Grande da Serra de forma direta, sem troca de trens.

30/04/2021 19h39 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) anunciou a unificação da operação das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, que passam a ser uma “linha única” a partir da próxima terça-feira, 4 de maio de 2021, entra em funcionamento o “Serviço 710”, fazendo o trajeto direto entre Jundiaí e Rio Grande da Serra nos dois sentidos sem a necessidade de troca de trem.

A medida que vai beneficiar quem trabalha ABC Paulista e região norte da Região Metropolitana de São Paulo,  trata de utilizar todos os trens destas duas linhas, Séries 9500, 7500 e 7000 para atender o trajeto, eliminando a já complicada transferência na estação Brás e a utilização de uma plataforma apenas por cada uma das duas linhas no local.

Durante toda a operação comercial das 4h à meia noite, incluindo os finais de semana e  feriados, os trens vão funcionar diretamente com os pontos finais sendo as estações de Jundiaí e Rio Grande da Serra, como era nos anos 90 com as antigas linhas A e D, na ocasião ligando até Paranapiacaba.

Portanto as linhas 7 e 10 passam a ser apenas uma, contando com um total de 31 estações e integrações com as linhas 8-Diamante, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM, além das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela do Metrô de São Paulo.

“Os passageiros da Linha 10-Turquesa possuem uma demanda antiga para que a linha chegue às Estações Luz e Barra Funda, e o Serviço 710 irá atender esse pedido tão justo e importante. Além disso, os passageiros da Linha 7-Rubi terão um acesso direto à Linha 2-Verde do Metrô, por meio da Estação Tamanduateí, e poderão acessar o ABC sem necessidade de transferência entre trens”, explica o Secretário de Transporte Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, em nota divulgada para a imprensa.

Para evitar aglomerações nos horários de pico da manhã e tarde, as estações de Francisco Morato e Mauá que é o trecho com maior demanda, contarão com mais partidas de trens destes dois locais, os chamados “loop”.

A previsão da CPTM é ter o intervalo médio entre os trens no trecho Francisco Morato – Mauá de 6 minutos e de 12 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí e também na parte entre Mauá e Rio Grande da Serra.

O Expresso Linha 10 que funciona entre as estações Santo André e Tamanduateí, com parada apenas em São Caetano, continua funcionando normalmente nos horários já em vigor, mas os passageiros precisam ficar atentos as mudanças de embarque  e desembarque em algumas estações que serão alteradas devido a unificação da operação.

Os passageiros serão comunicados nas estações sobre essas mudanças.

No ano passado o Diário dos Trilhos já havia informado em primeira mão os estudos da companhia para realizar essa mudança na operação, o que na época foi negado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jundiaí - SP

Jundiaí - São Paulo

Sobre o município
Jundiaí é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Localiza-se a 23º11'11" de latitude sul e 46º53'03" de longitude oeste, a uma altitude de 762 metros. Dista 57 quilômetros de São Paulo
Várzea Paulista - SP
Atualizado às 11h15 - Fonte: Climatempo
15°
Alguma nebulosidade

Mín. Máx. 20°

15° Sensação
31 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Segunda (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Mais lidas